Um mês com São José

ORAÇÕES PARA TODOS OS DIAS DO MÊS *

Oração a São José

(para ser recitada durante um mês, em louvor aos anos que viveu com Jesus e com Maria)

Bendito sejais sempre, ó glorioso São José, amável e indulgente Pai e amigo compassivo de todos os que sofrem.

Pelos méritos que conquistastes pelo sofrimento com que o vosso Coração foi transpassado quando considerando os sofrimentos do Salvador Menino, e em profética visão contemplastes sua Paixão e morte, suplico que tenhais piedade de minha pobreza e necessidade, aconselhando-me em minhas dúvidas e consolando-me em todas as minhas necessidades.

Vós sois o bom Pai e protetor dos órfãos, o advogado dos indefesos e o amparo dos que estão sem consolo nas necessidades. Não deixeis de ouvir e atender à súplica de vosso devoto; pois meus pecados têm atraído sobre mim a justa correção de Deus e por isso estou rodeado de aflições. A vós, amoroso protetor da Sagrada Família de Nazaré, recorro pedindo proteção, bençãos e graças.

Ouvi-me e atendei-me, pois, com a solicitude de um pai, a ardente súplica de um filho, e concedei-me o que necessito.

Peço-vos pela infinita misericórdia do Eterno Filho de Deus, que vos induziu a tomar a nossa natureza humana e nascer neste vale de lágrimas.

Peço-vos pelos méritos da dor e aflição que inundou o vosso Coração quando, ignorando o mistério operado em vossa Imaculada Esposa, resolvestes deixá-la.

Peço-vos pelos méritos do cansaço, solicitude e sofrimento que padecestes quando buscáveis em vão, um lugar em Belém, para que a Santíssima Virgem desse à luz, e não o achando, vos vistes obrigado a buscar um estábulo onde nascesse o Redentor do Mundo.

Peço-vos pelos méritos da dor que tivestes ao presenciar o derramamento do preciosíssimo Sangue na circuncisão de Jesus.

Peço-vos pelos méritos da mortal angústia que experimentastes quando ouvistes a profecia de Simeão, que declarava que o Menino Jesus e a Sua Santíssima Mãe seriam futuras vítimas de seu grande amor por nós, pecadores.

Peço-vos pelos méritos da dor e aflição que inundou vossa alma ante a declaração do Anjo de que seus inimigos procuravam o Menino Jesus para matá-lO, o que vos obrigou a fugir para o Egito, com Ele e Sua Mãe Santíssima.

Peço-vos pelos merecimentos das penas, fadigas e trabalhos que padecestes nessa tão longa e penosa viagem.

Peço-vos pelos merecimentos de todas as dores que sofrestes no Egito, quando em algumas ocasiões, apesar do vosso trabalho, não tínheis conforto para dar à vossa nobre família.

Peço-vos por todos os cuidados que tivestes em preservar a integridade do Divino Menino e de sua Imaculada Mãe, durante a segunda viagem quando recebestes a ordem de voltar ao vosso país natal.

Peço-vos pela vida tão pacífica que tivestes em Nazaré, cheia de tantas pelejas e alegrias.

Peço-vos pelos méritos da aflição que tivestes em estar três dias privado da companhia do Menino adorado.

Peço-vos pela alegria que tivestes quando achastes Jesus Menino no Templo e pela indizível consolação que sentias na casa de Nazaré, vivendo com o Divino Menino.

Peço-vos pelo heroico sacrifício de vossa vontade, pelo qual oferecestes ao Eterno Pai o último e terrível instante em que Jesus, Deus e Homem, ia expirar na Cruz, por nossa salvação.

Peço-vos pelo perfeito amor e conformidade com que recebestes a divina ordem de partir deste mundo, deixando Jesus e Maria.

Peço-vos pela imensa alegria que inundou vossa alma quando o Redentor do Mundo, triunfando da morte e do Inferno, entrou em posse do Seu Reino, conduzindo-vos também à glória com honras especiais.

Peço-vos pela gloriosa Assunção de Maria Santíssima e por aquela infinita bem-aventurança de que participais na presença de Deus.

Amabilíssimo Pai, suplico-vos, por todos os méritos que adquiristes, pelas aflições e alegrias que tivestes neste mundo, que me ouçais e me obtenhais as graças e bençãos que vos suplico ardentemente (aqui pede-se a graça que se deseja alcançar por intermédio de São José).

Suplico-vos ainda em favor de todos aqueles que se encomendam às minhas orações, para que lhes concedais o que mais lhes convier, segundo os desígnios de Deus.

Finalmente, meu Amado Protetor e Pai São José, sede-nos propício nos últimos instantes de nossa vida, para que possamos cantar eternamente os louvores de Jesus, Maria e José.

Amém.

Consagração a São José

Ó Glorioso São José, que Deus escolheu para Pai adotivo de Jesus, para Esposo puríssimo da Virgem Maria e chefe da Sagrada Família, e que o Sumo Pontífice declarou Padroeiro e Protetor da Igreja Católica Apostólica Romana, fundada por Jesus Cristo, eu recorro a vós neste momento e imploro, com a maior confiança, o vosso poderoso auxílio para toda a Igreja militante.

Protegei especialmente com vosso amor verdadeiramente paternal, o Vigário de Cristo e todos os bispos e sacerdotes, unidos à Santa Sé de Pedro.

Defendei os que trabalham pela salvação das almas, entre as angústias e tribulações da vida, e fazei que todos os povos da Terra se sujeitem docilmente à Igreja, que é o meio de salvação necessário para todos.

Dignai-vos também, meu querido São José, aceitar a consagração que vos faço de mim mesmo. Eu me ofereço todo a vós, para que sejais sempre o meu Pai, o meu protetor e o meu guia no caminho da salvação. Alcançai-me uma grande pureza de coração e um amor ardente à vida interior.

Fazei que, seguindo o vosso exemplo, todas as minhas obras sejam dirigidas para a maior glória de Deus, em união com o Coração Divino de Jesus, com o Coração Imaculado de Maria, e Convosco.

Amém.

* * *

LEITURAS REFERENTES A CADA DIA DO MÊS

1º DIA – José, prefigurado no Antigo Testamento (clique aqui)

2º DIA – Os antepassados de José (clique aqui)

3º DIA – José de Nazaré (clique aqui)

4º DIA – José, o carpinteiro (clique aqui)

5º DIA – José, o justo (clique aqui)

6º DIA – A predestinação de José (clique aqui)

7º DIA – A noiva de José (clique aqui)

8º DIA – Os esponsais de José (clique aqui)

9º DIA – A Encarnação do Verbo (clique aqui)

10º DIA – A dolorosa Paixão de José (clique aqui)

11º DIA – A Anunciação a José (clique aqui)

12º DIA – O esposo de Maria (clique aqui)

13º DIA – Belém (clique aqui)

14º DIA – A noite cravejada de estrelas (clique aqui)

15º DIA – As primeiras gotas de sangue do Salvador (clique aqui)

16º DIA – A profecia de Simeão (clique aqui)

17º DIA – A partida para o exílio (clique aqui)

18º DIA – A vida no Egito (clique aqui)

19º DIA – O regresso a Nazaré (clique aqui)

20º DIA – O Menino reencontrado no Templo (clique aqui)

21º DIA – A missão paterna de José (clique aqui)

22º DIA – O lar de Nazaré (clique aqui)

23º DIA – José e o seu aprendiz (clique aqui)

24º DIA – Jesus também educa José (clique aqui)

25º DIA – A “Trindade” de Nazaré (clique aqui)

26º DIA – Os últimos anos (clique aqui)

27º DIA – A morte do servidor fiel (clique aqui)

28º DIA – O Glorioso São José (clique aqui)

29º DIA – O maior dos santos depois de Maria (clique aqui)

30º DIA – O modelo dos cristãos (clique aqui)

31º DIA – São José – por Ernest Hello (clique aqui)

* * *

* São José, protetor da Santa Igreja. Editora da Divina Misericórdia

 

4 comentários em “Um mês com São José

Deixe um comentário

